segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Como a ti mesmo

Refletindo sobre o segundo mandamento ensinado pelo mestre: "Amar o próximo como a ti mesmo"...

As pessoas tendem a tomar esse mandamento como colocar os próximos acima de si mesmo. E, de fato, há mérito nisso. Mas esquecer de si, sofrer mais que suas próprias forças, seria isso justo e de acordo com o mandamento?

Eu penso que não.

Todo ensinamento de Jesus precisa ser analisado com cuidado pra ver os ensinamentos ocultos. E pra mim, esse trecho "Como a ti mesmo" quer dizer que é impossível amar o próximo se não se amar primeiro. E se machucar gratuitamente e sofrer demasiadamente não é se amar. O sofrimento e a renúncia são meritosas. Mas cada um tem que saber o seu limite.

Se você sofre, mas consegue sorrir no meio disso tudo, existem forças para aguentar o fardo. Mas se o sofrimento lhe destrói, se não se aguenta ele, esse sofrimento não está acrescentando. Fora que existem coisas pelas quais vale a pena sofrer. Sofrimento por sofrimento é perda de tempo.

Me falam que se deve persistir num relacionamento até o fim, mesmo que ele seja completamente infeliz e lhe faça sofrer mais que tudo, porque se ama a outra pessoa. Isso é errado!! Uma coisa é amar a outra pessoa, outra é admitir que vocês não funcionam como casal. Por que essa insistência em querer amar os outros apenas como homens e mulheres? Porque não posso me resignar que o relacionamento não é possível e continuar amando como amigo? É tão diferente assim?

As pessoas são multifacetadas. E o amor independe disso. Você pode amar loucamente alguém, mas ser impossível conviver com aquela pessoa. Isso anula o amor? Claro que não. Mas tem que haver prudência.

Relacionamentos não se fazem apenas com amor. Tem variáveis demais envolvidas pra simplificar dessa maneira. Essa coisa de que o amor vence tudo é conto de novela e comédia romântica. Se se insistir nisso, o que acontece é que as desavenças vão destruir o amor que existia. É ESSA crença no amor que vence tudo que faz as taxas de divórcio serem absurdas e crescerem a cada dia.

Ame. Mas saiba que existem pessoas que combinam com você e pessoas que não. O amor não vê isso. Já dizia o poeta, ele é cego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário