segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Depois do fim

O que fazer com o sentimento quando o relacionamento acaba? Vai depender dos termos em que acabou. Se a coisa toda teve um fim devido a brigas e mais brigas, talvez esse sentimento já nem exista mais. Mas se o que houve foi alguma coisa externa ao relacionamento em si, talvez ele tenha acabado com as duas pessoas ainda se gostando muito.

Uma das coisas que poderia terminar um relacionamento nesses termos seria a distância. Manter algo sério a distância é algo complicado, então os dois podem achar por melhor terminar. Suponhamos então que um dos dois tenha que mudar de cidade, devido a estudos, ou trabalho... Vai que ele decide com sua namorada que não vai dar pra continuar. Então eles decidem serem amigos. E é aí que a coisa complica.

As conversas no telefone continuam. As confidências continuam. E de certa forma acaba que pouca coisa muda. Não existe mais a proximidade física, mas ainda existe aquela conexão que havia antes. E talvez até o sentimento persevere. O que fazer? Talvez o que foi embora possa voltar pra passar feriados ou férias. Os dois então iriam se rever. Pode ser que acabem ficando, teoricamente sem compromisso, mas que na verdade não é bem assim. No fim das contas, aquilo que não deveria ser um relacionamento a distância acaba se tornando um.

Mas eventualmente algo vai mudar nas suas vidas pessoais. Talvez um dos dois encontre uma nova pessoa. Ou talvez apenas se decida que se quer encontrar uma nova pessoa. Quem sabe o outro, ao mesmo tempo, não queira outra pessoa, porque ainda se está apegado ao que existia. E se este que ainda esta apegado tenha alguém novo na sua vida, já tenha até ficado com essa nova pessoa. Mas algo a faz não querer que o lance com essa pessoa evolua. Tudo por causa daquele que foi embora.

Por outro lado, o que fazer ao saber que aquela pessoa que você gostava tanto ficou com outra pessoa? Talvez venha aquele irracional ciume. Ciume o qual você não tem direito a ter, afinal aquela outra pessoa só é sua amiga. E amigos devem torcer pela felicidade do outro. Certo? Pode ser, entretanto, que você se sinta feliz ao ver que a outra pessoa está seguindo adiante. E esse é o sentimento a se buscar, na minha opinião. Se você sabe que o relacionamento a distância nunca iria dar certo, por que se apegar a ele? Porque não tentar ir em frente, tentar coisas novas? O que houve pode ter sido ótimo, mas se não tem como dar certo, então não seria melhor deixar o que passou pra trás?

E é nisso que pode haver um descompasso. Enquanto um ainda se apega, o outro tá tentando seguir em frente. E isso envolve decisões que eventualmente podem até machucar o outro. Seja uma foto dos dois que é excluida, seja um depoimento que ficou oculto. As demonstrações públicas de carinho talvez não sejam mais frequentes... É sabido que amigos podem ter essas coisas. Mas também é sabido que aquelas coisas, à época que foram feitas, não eram de amizade.

A transição de um relacionamento pra uma amizade nunca é feita sem decepções, mágoas ou obstáculos. Mas se a vontade de ter essa amizade for real, então se terá a paciência e a resignação pra superar essas coisas que venham a acontecer. Se você realmente gostou daquela pessoa, então tenho certeza que você vai querer continuar a tê-la na sua vida, só que agora ocupando uma posição diferente. E talvez aí nasça algo que vá durar pelo resto da vida. Um amigo de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário